CNH Sem Autoescola Obrigatória: Entenda Como Pode Funcionar e Reduzir em 80% o Custo da Habilitação

Reprodução/ Ministério dos Transportes

O Governo Federal estuda uma proposta que promete transformar o processo para tirar a CNH no Brasil. A ideia é acabar com a obrigatoriedade das autoescolas para a obtenção da habilitação nas categorias A (motos) e B (carros), tornando facultativas as aulas teóricas e práticas. A medida, ainda em fase de estudo, pode reduzir o custo total da CNH em até 80%.

Qual o modelo atual para tirar a CNH?

Hoje, quem deseja obter a Carteira Nacional de Habilitação precisa:

  • Cumprir 45 horas de curso teórico;
  • Realizar 20 horas de aulas práticas;
  • Ser aprovado nos exames de:
  • Aptidão física e mental;
  • Teórico-técnico (legislação);
  • Prova prática veicular.

O custo médio de todo o processo é de R$ 3.200, sendo a maior parte (cerca de R$ 2.500) destinada às autoescolas. Isso, segundo o Ministério dos Transportes, é um dos principais obstáculos para que milhões de brasileiros regularizem sua situação.

O que muda com o novo modelo?

Se aprovado, o candidato poderá:

  • Estudar por conta própria, sem precisar fazer o curso teórico;
  • Contratar instrutores autônomos credenciados;
  • Realizar diretamente as provas sem carga horária mínima;
  • Dispensar o uso de simuladores e veículos adaptados.

Assim como em países como Estados Unidos, Inglaterra, Uruguai e Canadá, o foco passa a ser a avaliação final e não o cumprimento de carga horária.

Como será o processo?

  • Fazer o exame de Aptidão Física e Mental;
  • Realizar a prova de legislação (teórica);
  • Se aprovado, poderá realizar diretamente o exame prático;
  • Ao passar, recebe a Permissão para Dirigir (PPD).

A obrigatoriedade de aulas seria retirada inicialmente apenas para as categorias A e B.

O que dizem especialistas?

Apesar da proposta prometer facilitar o acesso e acelerar o processo — que hoje leva no mínimo 90 dias —, há críticas. O especialista em trânsito Carlos Elias afirma que o alto custo das taxas estatais também precisa ser revisto. Ele lembra que o modelo sem autoescola já existiu no Brasil, antes da implementação do Código de Trânsito Brasileiro de 1998.

Já existe projeto de lei sobre isso?

Sim. O PL 4474/2020, de autoria do deputado Kim Kataguiri (União Brasil-SP), tramita com outras propostas semelhantes no Congresso. No entanto, segundo o Ministério dos Transportes, a mudança pode ser feita apenas por resolução do Contran, sem necessidade de nova lei.

Deputado Kim Kataguiri / Foto Vinicos Loures / Câmara dos Deputados

A proposta de fim da autoescola obrigatória para CNH pode representar uma revolução na formação de condutores no Brasil. Mais acessível e rápido, o novo modelo pode inserir mais jovens no mercado de trabalho e reduzir a informalidade no trânsito. No entanto, o debate sobre segurança e qualidade na formação ainda está em aberto.

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