A Scania, fabricante sueca, está conduzindo testes na Suécia de uma carroceria eletrificada com painéis solares, uma inovação que mostra potencial para acelerar a transição para caminhões mais sustentáveis. O projeto utiliza o teto dos caminhões como uma fonte de energia solar, proporcionando não apenas uma grande fonte de energia, mas também a capacidade de fornecer tração própria, usando combustível limpo, reduzindo o consumo de combustível de caminhões mais antigos em até 40%, de acordo com a empresa.
O teste está sendo realizado nas estradas suecas e está programado para continuar ao longo de 2024. Apesar da Suécia ter pouca exposição solar durante o inverno, a Scania acredita que, se a tecnologia funcionar lá, funcionará em qualquer lugar.
O projeto enfrenta desafios, incluindo a exposição dos painéis solares a poeira, trepidação e arranhões. Eric Falkgrim, líder tecnológico para design de veículos na Scania, destaca que os painéis são leves, resistentes e duráveis, mas ressalta a necessidade de recursos de segurança para evitar curtos-circuitos em caso de acidente.
Projeções da consultoria PwC indicam que em sete anos, 26% da frota de caminhões leves e ônibus no Brasil estará eletrificada, com os caminhões pesados atingindo 80% de eletrificação até 2030. O mercado atual mostra que a eletrificação de frotas comerciais, impulsionada por grandes empresas trocando veículos por modelos elétricos, pode resultar em uma eletrificação mais rápida do que a de carros de passeio.
Foto: JONATHAN NACKSTRAND/AFP via Getty Images