Desafios na Contratação de Caminhoneiros: Exigências Adicionais e Barreiras Desestimulam Candidatos nos Países Desenvolvidos

Desafios na Contratação de Caminhoneiros: Exigências Adicionais e Barreiras Desestimulam Candidatos nos Países Desenvolvidos / Foto divulgação

A escassez de caminhoneiros em países desenvolvidos tornou-se um desafio crescente, complicado por barreiras adicionais impostas por órgãos públicos. A Mid-West Truckers Association, nos Estados Unidos, alerta que as novas exigências e cursos para obtenção de habilitação profissional têm desencorajado candidatos, agravando a falta de motoristas e prejudicando o setor como um todo.


Além dos requisitos padrão para a obtenção da carteira, agora é necessário dedicar mais tempo a um curso separado sobre segurança no trânsito. Essas camadas adicionais para se tornar um motorista de caminhão desencadeiam desinteresse, especialmente entre os jovens.

Um exemplo mencionado são os regulamentos de treinamento de motoristas de nível básico (ELDT), implementados pela Federal Motor Carrier Safety Administration (FMCSA) em 2022. Essas regras introduziram uma nova série de treinamentos para obter a CDL (carteira de motorista profissional) nos EUA, com ênfase em aulas teóricas e práticas. As exigências tornam-se mais rigorosas dependendo do tipo de transporte, como produtos perigosos ou transporte de alunos em ônibus escolares.

O impacto negativo dessas mudanças reflete-se nas instituições de ensino que oferecem cursos para obtenção da CDL. Apesar de investimentos significativos, uma faculdade que ministra treinamentos para caminhoneiros registrou apenas 30 alunos a mais neste ano em comparação com o mesmo período de 2022, mesmo com incentivos financeiros, como pagamentos de até US$ 15 por hora de aula aos alunos.

Postagem Anterior Próxima Postagem