Refinaria anuncia aumento de 13% no preço de venda da gasolina

Foto divulgação 

A Refinaria Mataripe, administrada pela empresa Acelen, anunciou um aumento de 13,3% no preço de venda da gasolina tipo A, que é diretamente fornecida às companhias distribuidoras em Salvador. O anúncio foi feito na quinta-feira (28).

O preço atual de venda da gasolina A para as distribuidoras é de R$ 2,943. Com o reajuste, esse valor subirá para R$ 3,334,40. A gasolina tipo A é adquirida pela Refinaria Mataripe pelas distribuidoras, que a misturam com biodiesel e a entregam aos postos de combustível, pronta para abastecer veículos.

A Acelen explicou que os preços dos produtos produzidos na Refinaria de Mataripe são determinados com base em critérios de mercado, considerando fatores como o custo do petróleo (comprado a preços internacionais), a taxa de câmbio do dólar e os custos de frete, podendo variar para cima ou para baixo. A empresa enfatiza sua política de preços transparente, seguindo critérios técnicos alinhados com práticas internacionais de mercado.

Ainda não foi confirmado pela Acelen se o aumento afetará o preço final do combustível para o consumidor, pois a cadeia de distribuição envolve diversos intermediários até que o produto chegue aos postos de gasolina. A empresa ressalta que existem custos adicionais das distribuidoras e dos revendedores finais, ou seja, os postos de gasolina.

O Sindicombustíveis Bahia esclarece que a decisão de repassar ou não o aumento da Refinaria Mataripe para o consumidor fica a critério de cada posto revendedor. A composição dos preços dos combustíveis leva em consideração vários fatores, incluindo além da refinaria/Acelen, as distribuidoras, custos de frete, impostos, mão de obra e outros elementos.

Postagem Anterior Próxima Postagem